Quem Somos
olhe - Envelhecer com futuro
O Olhe – Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento é uma organização de interesse social que se propõe a contribuir com a defesa dos direitos e da melhoria das condições de vida do segmento idoso.
Somos uma equipe multiprofissional especializada no estudo do envelhecimento humano e desenvolvemos atividades nas mais diversas áreas de cuidado e assistência às pessoas idosas.
Atuação Diferenciada
Disseminamos conhecimento qualificado e atualizado das questões que envolvem a longevidade e suas implicações na vida social, pública e individual.
Atuamos com ações destinadas aos profissionais, pessoas idosas, familiares e gestores públicos.
O QUE FAZEMOS?
Socializamos informações e experiências por meio de cursos, palestras, workshops e oficinas sobre o envelhecimento e a longevidade humana
Sensibilizamos e capacitamos profissionais que atuam no campo do envelhecimento, oferecendo conteúdo atualizado sobre as principais questões que envolvem a Gerontologia
Identificamos e fortalecemos redes que promovem o bem-estar da pessoa idosa em sua moradia e qualificamos o apoio, principalmente para quem mora só
Oferecemos produtos e serviços voltados para os setores público, privado e demais interessados que buscam um cuidado qualificado à pessoa idosa
Formamos cuidadores de idosos para atuar com eficiência e eficácia no mercado de trabalho de cuidados;
Desenvolvemos pesquisas, subsidiando estudos e contribuindo para a formulação de políticas, tecnologias e serviços para a longevidade humana
Realizamos parcerias com empresas, institutos e organizações sociais na realização de projetos inovadores que garantam a proteção social das pessoas idosas
Nossa História
O futuro do Brasil é a velhice. Acreditamos que envelhecer com dignidade é um direito humano fundamental, portanto, a nossa defesa e causa é o envelhecimento.
Em 2002, um grupo do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Envelhecimento (NEPE), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) percebeu a urgência da integração no processo de envelhecimento e da longevidade humana, quando os assuntos já alertavam para desafios futuros no meio político, social, econômico, filosófico e científico de interesse público.
Em 2006, no dia 08 de dezembro, o OLHE foi constituído e se consolidou – como o observatório da longevidade imparcial, multidisciplinar e pluralista – através de ações educativas, projetos de intervenções nas diversas realidades que pautam a questão do envelhecimento, das velhices e da longevidade humana.
Em 2009, implantamos o projeto Condomínio Amigo do Idoso, em parceria com o Banco Real através do Programa Talentos da Maturidade, formando porteiros e zeladores para o cuidado com a pessoa idosa residente em seus condomínios.
Em 2011, implantamos o projeto Cuidar é Viver, em parceria com a Danone, formamos 1300 cuidadores de idosos.
Em 2020, implantamos o projeto Todos pela Saúde – um programa de prevenção à COVID-19 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em todo o território nacional, em parceria com o Itaú Unibanco.
As ações do Olhe são voltadas para a construção, fortalecimento e ampliação do pensamento crítico referente à concepção da velhice na sociedade contemporânea.
Nosso alvo é a sociedade civil que se apresenta sobretudo através dos profissionais que trabalham com envelhecimento, gestores de serviços, segmento idoso e instituições que tenham interesse no cuidado e na garantia de direitos da pessoa idosa.
Princípios
Disseminar o conhecimento qualificado sobre o envelhecimento e a longevidade humana.
Ser referência como agente de transformação e renovação das práticas sociais que estimulem e sustentem um envelhecer com futuro.
- Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência, e não fará distinção alguma quanto à raça, cor, língua, gênero, condição social, deficiência, orientação sexual, credo político ou religioso, podendo desenvolver atividades próprias, sem qualquer discriminação;
- Apoiar atividades que estimulem projetos pedagógicos voltados para a construção, fortalecimento e ampliação do pensamento reflexivo e crítico referente à concepção da velhice, elaborada na sociedade contemporânea;
- Promover, organizar, contribuir, e/ou apoiar, financeira ou institucionalmente a realização de eventos de interesse;
- Criar, editar, distribuir produtos educacionais, tecnológicos e/ou científicos relacionados aos seus objetivos sociais, tais como, cursos, seminários, palestras, publicações, vídeos, exposições, jornais, revistas, boletins, teses, cartilhas, livros e revistas científicas, entre outros;
- Firmar convênios, cooperações técnicas e institucionais, parcerias, intercâmbio e outras relações não estranhas ao seu fim social com organismos públicos e/ou privados, brasileiros e/ou estrangeiros nas áreas de comum interesse.
Estrutura Organizacional
Diretoria Atual – Exercício 2021
O OLHE é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, criado em 2006 e administrado por uma diretoria multiprofissional, especialista em gerontologia, eleita a cada três anos, composta por oito membros que planejam e executam as suas ações.
Marília Berzins
presidente
Assistente Social, Doutora em Saúde Pública (FSP/USP), Mestre em Gerontologia Social (PUC/SP), Especialista em Gerontologia (SBGG)
Carlos Lima
vice-presidente
Psicólogo, Doutor em Ciências (FSP/USP), Mestre em Gerontologia Social (PUC/SP)
Denise Mazzaferro
1° Tesoureira
Graduação em Administração de Empresas (FEA/ USP), Pós graduação em Marketing (ESPM), Mestre em Gerontologia (PUC/SP)
Rita Amaral
1° Secretária
Pedagoga (PUC/SP), Especialista em Gerontologia (HSPM)
Maria Iannarelli
Conselheira Fiscal
Assistente Social (FMU- Faculdades Metropolitanas Unidas), Especialização em Terapia Familiar Sistêmica (UNIFESP), Gestão de Recursos Humanos (UNIP)
Sandra Teixeira
Conselheira Fiscal
Assistente Social, Arte Educadora, Gerontóloga titulada pela SBGG e Arteterapeuta.
Nadir Menezes
Consultora Técnica
Assistente Social (Universidade Estadual de Londrina), Mestre em Gerontologia – (EACH / USP)
Eliana Anselmo
Assistente administrativa
Bacharel em Direito ( Faculdade São Francisco)
Prêmios
Os prêmios e as indicações simbolizam o aprimoramento da atuação do OLHE e o reconhecimento da sociedade em relação ao trabalho que desenvolvemos, traduzindo assim o resultado da prática concreta de nossa missão.
2010 – Vencedor do Projeto Capital Semente, ESPM Social e Fundação Citi.
O Capital Semente é um projeto que visa apoiar, investir e incentivar o trabalho de ONGs que lutam por um mundo mais sustentável, oferecendo gratuitamente, consultorias em Marketing e Comunicação para diversas entidades do terceiro setor. É um trabalho profissional, gratuito, feito por alunos dos cursos de Graduação da ESPM sob orientação de professores e especialistas na área.
A iniciativa, desde 2009, conta com o apoio da Fundação Citi, do Citibank. Ao final do processo, as entidades selecionadas recebem um plano de marketing e comunicação com base no diagnóstico macro e micro ambiental da organização, e do ambiente externo. A fim de auxiliar à estruturação das atividades das ONGs e melhorar: a divulgação do trabalho, a busca por parceiros, a gestão financeira e ampliar o atendimento.
Em 2010, o Olhe recebeu um cheque simbólico, no valor de R$ 3.500,00 do Capital Semente – ESPM Social e Citi – como premiação ao trabalho dos finalistas que atuaram conosco no segundo semestre de 2009, em prol do desenvolvimento social.
2008-2009 – Vencedor da 10ª. Edição do Talentos da Maturidade, Banco Real-Santander – Programas Exemplares.
Criado em 1999, o Concurso Talentos da Maturidade vem desde então incentivando o envolvimento do setor privado no combate ao preconceito contra os idosos. Inúmeros trabalhos foram desenvolvidos nessa área e muitos deles foram premiados.
Em 2008/2009, o OLHE foi um dos vencedores da 10ª edição do Concurso Talentos da Maturidade, na categoria Programas Exemplares, com o projeto Condomínio Amigo do Idoso, com o objetivo de promover a construção de redes locais de apoio, envolvendo moradores, síndicos, zeladores, funcionários dos edifícios, administradoras prediais e organizações situadas no entorno dos condomínios, tendo em vista conscientizar e qualificar pessoas e empresas que têm idosos como destinatários de seus serviços, bem como fomentar relações de solidariedade para com eles.