Educação Financeira para Pessoas Idosas

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA PESSOAS IDOSAS

O projeto – Educação Financeira para Pessoas Idosas – é fruto de uma parceria do OLHE com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC, a partir de Emenda Parlamentar apresentada pelo vereador Daniel Annenberg, conforme legislação em vigor (Termo de Fomento TPM/102/2022/SMDHC/CPPI)

A violência financeira ou patrimonial contra a pessoa idosa é  caracterizada por apropriação de bens e imóveis, saques de dinheiro com cartão mediante fornecimento de senha, privação ao idoso dos próprios pertences e mau uso destes recursos. Não é incomum que familiares mais jovens atuem, seja a pedido dos próprios idosos ou não, como seus procuradores, por exemplo para a movimentação de contas bancárias, recebimento de benefícios, aquisição ou venda de imóveis, administração de bens e de fundos de investimento e outras atividades que envolvam recursos financeiros e/ou materiais. Por isso, o acesso ao conhecimento qualificado de Educação Financeira é necessário e indispensável para minimizar essa situação de violência financeira.

O projeto visa oferecer às pessoas idosas a possibilidade de dar os primeiros passos nesta trilha, buscando despertar o seu interesse pelo tema, conscientizar e empoderar esse idoso para ampliar o seu repertório de conhecimentos e poder fundamentar suas decisões financeiras com base nos princípios básicos da Educação Financeira.

O objetivo do Projeto é disseminar informações e contribuir para a construção coletiva de conhecimentos a respeito de Educação Financeira para pessoas idosas, para que possam fazer escolhas conscientes com relação ao crédito e adotar estratégias para controle financeiro.

Como beneficiários diretos, o projeto pretende alcançar 250 (duzentas e cinquenta) pessoas idosas aposentadas, pensionistas ou beneficiárias do BPC – Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social, residentes na cidade de SP, participantes de programas de acolhimento e convivência em áreas de vulnerabilidade social, com faixa etária a partir de 60 anos. O projeto será desenvolvido em 10 instituições que atendem o público-alvo, distribuídos nas subprefeituras de Sé, Pinheiros, Mooca, Vila Prudente, São Miguel e Santo Amaro.

Como público indireto, podemos apontar os familiares e pessoas do convívio direto dos participantes que poderão ser influenciados por eles para a melhor gestão dos próprios recursos financeiros.

Ainda como público indireto pretendemos formar 12 pessoas idosas para atuarem como monitores e multiplicadores no projeto. Estes serão formados não só no conteúdo programático do curso, mas também na metodologia pedagógica que prevê a disseminação do aprendizado para pessoas adultas.

A metodologia adotada prevê atividades em grupo, apresentação de vídeos e promoção de rodas de conversa para refletir sobre pontos básicos da Educação Financeira. Os conteúdos e atividades trabalhadas estão organizadas em 3 encontros, com carga horária de 3 horas cada encontro.

  • Encontro 1: O dinheiro na minha vida
  • Encontro 2: Uso consciente do dinheiro
  • Encontro 3: Enfrentando desafios

Os encontros são conduzidos por multiplicadores, devidamente preparados pela equipe do projeto, em formação presencial com 6 horas de duração. Os multiplicadores são acompanhados por monitores para apoio e suporte durante a condução dos encontros com as pessoas idosas. Tanto os multiplicadores quanto os monitores estão na faixa etária acima de 60 anos, para que possam estabelecer um canal de comunicação e uma relação de empatia com as pessoas idosas participantes do projeto.

Cada participante recebe uma apostila para acompanhar as atividades e reforçar a aprendizagem. Ao final dos encontros, os participantes receberão certificado de participação.

Cronograma

Janeiro: Elaboração do material para Multiplicadores e Participantes

Divulgação do projeto para inscrição de candidatos a multiplicadores

Março: Seleção dos multiplicadores e monitores
Definição de cronograma dos locais / alocação de multiplicadores

Maio: Encontro 2 (10 locais)

Avaliação dos encontros

Julho: Avaliação do curso

Consolidação de indicadores de resultados

Fevereiro: Prospecção de locais para a realização dos encontros

Formação dos multiplicadores e monitores

Abril: Encontro 1 (10 locais)

Avaliação dos encontros

Junho: Encontro 3 (10 locais)

Avaliação dos encontros

Agosto: Avaliação dos resultados (alcance dos objetivos / aprendizado)

Elaboração de relatório final

Elaboração: 03/04/23

parceria
logomarca_stx
logo
Nossos Cursos
Nossos Parceiros