Projeto Cuidar é Viver
Perfil do Cuidador
Descubra o perfil do cuidador de idosos no Brasil.
Perfil do Cuidador

Formação de Cuidadores de Idosos – Significado do Cuidar e do exercício da Cidadania

Pesquisa realizada pela pesquisadora Dayane Barros Esteves em 2013 com 26 cuidadores de idosos formadas pelo Programa Cuidar é Viver apontam o perfil dos Cuidadores de Idosos.

Sexo: Destes, 25 (96%) eram do sexo feminino. Em diversos estudos, menciona-se a predominância de mulheres como cuidadoras. Tal fato pode ocorrer por causa da forte e histórica relação entre mulheres e seus filhos como origem do cuidado e afetividade, reforçadas pelas construções sociais em relação ao gênero feminino. Essa constatação pode nos remeter à idéia de que as raízes históricas e culturais do cuidar podem explicar o alto número de mulheres atuando como profissionais do cuidado e, por se tratar de uma profissão nova e carente de mão de obra, muitas mulheres se identificam com o trabalho.

perfil-cuidador-1

Religião: Outro dado importante das alunas nos remete à religião que professam. 46% das cuidadoras relataram que professam a religião católica; 35% declaram ser evangélicas e 19% declaram pertencer a outras religiões. Esses dados estão de acordo com o Censo 2010 que mostras ser maior a proporção de católica, seguida de evangélicos.

perfil-cuidador-2

Faixa Etária: A média de idade dos cuidadores de idosos formados pelo Olhe é de 43 anos, variando entre 20 e 70 anos, sendo a faixa de 41 a 50 anos a maior representação.