Projeto Cuidar é Viver
Criação da Profissão
Apoie essa causa você também.
Criação da Profissão

No Brasil, a ocupação de cuidador de idosos ainda não é uma profissão regulamentada por lei federal, no entanto está cada vez mais próximo o momento em que essa ocupação será finalmente reconhecida como profissão, pois o envelhecimento crescente da população idosa no país faz com que haja uma grande demanda por cuidadores ao mesmo tempo em que surgem iniciativas políticas na luta em prol do envelhecimento.

A criação da profissão de cuidador de idosos (Projeto de Lei 4702/12) ainda está tramitando na Câmara dos Deputados. A profissão já foi aprovada no Senado no ano de 2011 e agora passa pelas comissões da Câmara dos Deputados. A Deputada Benedita da Silva (PT/RJ) é a relatora do PL na Comissão de Seguridade Social, e no mês de outubro de 2015 foi realizada uma audiência pública em Brasília. O assunto foi amplamente discutido, e esperamos que o assunto possa caminhar de forma satisfatória para atender as necessidades das pessoas idosas, suas famílias e dos profissionais que já estão trabalhando na função de cuidadores de idosos. O assunto é muito importante, e precisamos acompanhar o processo para a regulamentação.

Mesmo não tendo uma definição legal os cuidadores de idosos são extremamente necessários no panorama do envelhecimento na sociedade atual.

Confira o Projeto de Lei 4702/12 que está tramitando na Câmara dos Deputados clicando aqui.