O Observatório
Nossa História
Saiba os caminhos que nos levaram até a formação do Laboratório da Longevidade.
Nossa História

Tudo começou em 2002, quando um grupo de alunos e professores do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Envelhecimento (NEPE) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) percebeu a premência de integração em torno do processo de envelhecimento e da longevidade, assuntos que já naquela época ganhavam proporções, visto que se constituíam , desde então, como um desafio de cunho político, social, econômico, filosófico e cientifico  de interesse público.  Assim, urgia o desenvolvimento de um sistema de informações sobre tais assuntos que fossem integrados, dando origem ao site “www.gerontobrasil.net” que ficou no ar, sob o referido domínio, de abril de 2002 a novembro de 2003, tendo como provocação a implantação do Portal do Envelhecimento.

Em 2004, foi criado o Portal do Envelhecimento cuja proposta foi oferecer à comunidade, em geral, informações qualificadas, sendo um espaço interdisciplinar de pesquisa, intervenção, formação, sistematização, divulgação e integração focado no processo do envelhecimento e na longevidade.  O Portal do Envelhecimento fez parte do Olhe até 2013.

Com a intenção de desenvolver um observatório da longevidade imparcial, multidisciplinar e pluralista, foi constituído em 8 de dezembro de 2006, o OLHE, usando o sistema de informações integradas já existente sobre o envelhecimento no site.

Fundado em 2006, o OLHE foi criado oficialmente em 2007, e vem se consolidando através de ações educativas e comunicacionais pontuais, tendo a metrópole de São Paulo como área piloto de sua ação, educação e intervenção.

Nossas ações são voltadas para a construção, fortalecimento e ampliação do pensamento crítico referente à concepção da velhice na sociedade contemporânea.